top of page
acervo
Anti Status Quo Companhia de Dança

Luciana Lara é diretora, coreógrafa, bailarina, pesquisadora, dramaturgista e professora. Fundadora da Anti Status Quo Companhia de Dança (1988), dirige o grupo ao lado de Marconi Valadares.

Mestre em Artes pela Universidade de Brasília (UnB), estudou no Laban Centre (Londres/UK) com bolsa CAPES e foi coreógrafa residente no American Dance Festival (EUA), com bolsa USIS. Graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

Sua pesquisa investiga a dramaturgia na dança, a relação corpo-cidade, corpo-imagem e a experiência do espectador. Seu trabalho é reconhecido pelo caráter investigativo, pela ampliação do conceito de dança e coreografia e pelo diálogo interdisciplinar, especialmente com as artes visuais. Desenvolve dramaturgias críticas em formatos diversos, como instalações coreográficas, obras site specific, intervenções urbanas, performances, vídeos, trabalhos híbridos e contextuais.

Criou mais de 35 obras, entre elas: QR Corpo (2023), JUNTOSeSEPARADOS (2020), Microutopias Cotidianas Aglutinantes do Lugar (2019), De Carne e Concreto (2014), Autorretrato Dinâmico (2009), Cidade em Plano (2006) e Aletheia (2003), além de intervenções urbanas como Jamais Seremos os Mesmos, Sacolas na Cabeça e Camaleões.

Desde 2003, a pesquisa Corpo-Cidade projeta seu trabalho no Brasil e no exterior, com participações em festivais como Panorama, MITsp, Cena Contemporânea, Bienal SESC de Dança, além de eventos internacionais na Espanha, Sérvia, México, Portugal, Eslovênia, Suíça e Bolívia.

LOGO ANTISTATUSQUO so asq.png
bottom of page